sexta-feira, 23 de março de 2012

Sessenta idosos rejeitados acusados de feitiçaria por familiares, em Gaza, Moçambique


Pelo menos 60 anciãos estão, desde o ano passado, entregues aos cuidados de instituições do Estado em Gaza, encontrando-se acomodados no Lar do Idoso, no distrito turístico do Bilene, após terem sido rejeitados pelos seus próprios parentes, incluindo os filhos, que os acusam de feitiçaria.

Emílio Paunde, responsável do setor da Mulher e de Ação Social em Gaza, disse que os 60 idosos foram expulsos das casas onde viviam e acabaram por ser assistidos pelas autoridades governamentais e alojados no Lar do Idoso.

Emílio Paunde disse ao Diário de Moçambique que naquele distrito têm sido frequentes casos de filhos e noras que, quando registram fracassos na vida, atribuem as culpas aos seus progenitores, expulsando-os do convívio familiar.

Acrescentou que o fenômeno de rejeição de cidadãos pelos seus parentes abrange, igualmente, pessoas portadoras de deficiência e, por isso, chamou a atenção da sociedade no sentido de valorizar e prestar maiores cuidados aquele grupo vulnerável por forma a preservar as consideradas “bibliotecas vivas”.

“A situação do idoso nas comunidades não respira ar de boa saúde. Temos registrado, com muita frequência, casos de idosos que não são respeitados, são despejados pelas suas próprias famílias e sujeitas a viver mendigando nas ruas, alegando-se serem responsáveis pela má sorte dos seus filhos, netos e ou mesmo suas noras”, explicou Paunde, falando em contato telefônico, ao “DM”.

“Frequentemente temos assistido casos de pessoas idosas, entre outras vulneráveis, que recorrem ao suicídio, tudo na tentativa de se livrarem do sofrimento a que são sujeitos nas suas próprias famílias e nas comunidades em que vivem”, acrescentou a fonte, para depois explicar que, para inverter o cenário, o seu setor tem estado a desenvolver campanhas de sensibilização das comunidades no distrito em matérias de valorização da pessoa idosa, incluindo os portadores de deficiência.

“Todos nascemos e crescemos numa família e a ela pertencemos, somos e pertencemos à mesma sociedade e, por isso, precisamos de gozar dos mesmos direitos. Velhice não é defeito nenhum, é apenas uma idade que faz parte do ciclo da vida e que cada um de nós pode lá chegar. Por isso, a casa do idoso é na família. Ele faz parte da sociedade e merece o nosso amparo”, concluiu Paunde.



Fonte: @ Verdade

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...