quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

ESTUDANTE INGLÊS IDENTIFICA DOIS NOVOS TERÓPODES

Kryptops palaios ("velha face oculta")
Eocarcharia dinops ("tubarão de olhos ferozes")


Um estudante da Universidade de Bristol, no oeste da Inglaterra, identificou junto com seu antigo professor dois novos dinossauros carnívoros a partir de fósseis encontrados em escavações no deserto do Saara no ano 2000.

Os restos possuem 110 milhões de anos, informou hoje o centro acadêmico em comunicado.

Um dos novos dinossauros, chamado "Kryptops palaios" ("velha face oculta"), media aproximadamente 7,5 metros e se alimentaria dos restos de comida de outros carnívoros, como faz a hiena.

Assim como outros membros posteriores de seu grupo, os abelissauros, presentes na América do Sul e Índia, tinha uma mandíbula curta e dentes pequenos, bem desenhados para roer os corpos dos animais que comia.

O outro dinossauro identificado tinha um tamanho similar e foi chamado de "Eocarcharia dinops" ("tubarão de olhos ferozes"), por seus dentes com forma de espada e seus proeminentes supercílios.

Ao contrário dos Kryptops, seus dentes eram mais adequados para atacar presas vivas, o que os transformava em um aterrorizador adversário.

Os carcharodontossauros, o grupo ao qual pertenceriam os "Eocarcharia dinops", deram lugar aos maiores predadores dos continentes meridionais, tão grandes ou até maiores que os temíveis "Tiranossauro Rex".

"São os antepassados mais antigos de dois grupos de grandes carnívoros que continuariam dominando África, América do Sul e Índia durante os 50 milhões de anos seguintes", disse em comunicado Steve Brusatte, que faz Mestrado sobre Ciências da Terra em Bristol.

Os fósseis foram descobertos por Paul Sereno, seu antigo assessor de pesquisa na Universidade de Chicago, que é um renomado paleontólogo e um pesquisador de dinossauros.

Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...